top of page

3ª escolha: Archivo Criativo

Criada pela Ana Carolina aos 24 anos, Archivo.criativo é a minha terceira escolha.

Ao visitarem a rede social do instagram vão ver que todas as imagens são muito bem cuidadas, lindas, delicadas, as cores, a luz, o perfecionismo, tenho a certeza que todas vocês ficarão rendidas.


A marca consiste na junção da fotografia e bordado onde dá importância ao "poder das memórias, na nostalgia e na unicidade das peças feitas à mão. Reconto a história de quem me procura, traço por traço, ponto por ponto".






Começamos então com uma breve entrevista da minha parte à criadora.


A marca é feita em part time ou full time?

- O projeto nasceu de mansinho, como passatempo, nos inícios de 2020. Tinha começado a bordar em outubro do ano anterior porque queria dar prendas originais no Natal. Depois de começar a partilhar os meus trabalhos, foi uma viagem. Em abril de 2021 a Archivo foi um dos projetos apoiados pelo Programa de Incentivos da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e decidi arriscar a tempo inteiro. Trabalhar por conta própria não é o mar de rosas que pintam, principalmente quando se produz artesanato. Continua a ser desafiante tornar este projeto possível e espero um dia conseguir viver exclusivamente da minha arte.


Quais as tuas melhores qualidades, as tuas maiores forças?

- Bem, fazer uma lista de defeitos seria muito mais imediato. Penso que ser curiosa e, de certa forma, persistente, sempre foram qualidades que vi em mim. Pesquisar, tentar ver para além da superfície nas áreas que me interessam.


Como surgiu e o porquê de escolheres esse conceito? - No início do projeto, fazia um pouco de tudo, até porque não tinha nada planeado ou definido. À medida que o tempo foi passando, apercebi-me que me queria focar em duas áreas: a fotografia e o bordado. A fotografia é algo que me tem fascinado cada vez mais a todos os níveis. Poder juntar duas coisas que adoro num só projeto é incrível. A Archivo Criativo foca-se no poder das memórias, na nostalgia e na unicidade das peças feitas à mão. Reconto a história de quem me procura, traço por traço, ponto por ponto. Decorar a casa ou oferecer presentes vai muito além de comprar um objeto, porque cada vez mais se valoriza a decoração afetiva, a oportunidade de complementar as paredes com peças que nos dizem algo no coração.


De que forma valorizas o artesanato? - Interessante pensar nesta pergunta, porque nunca fui uma pessoa particularmente brilhante em artes manuais. Talvez por não ter essas qualidades, procurava muito esses traços noutras pessoas. Fascinava-me (fascina-me!) quem sabe desenhar com facilidade, quem esculpe, quem pinta de forma livre sem linhas guia. Acho que despertei definitivamente para o artesanato quando, há uns anos, comprei um presépio para oferecer aos meus pais à Elsa Poderosa. A partir desse momento, comecei a olhar para o artesanato ainda com mais curiosidade e respeito. Atualmente, apoio o artesanato português comprando, divulgando e mostrando a amigos e família. Temos pessoas e projetos muito bonitos em Portugal e o Atelier Ma.Vi é um exemplo disso também!.


O que ambicionas na marca? - Enquanto pessoa, gostava de levar as minhas peças a mais casas, de poder tocar mais pessoas com o meu projeto. Enquanto profissional, gostava de começar a ensinar o aprendi ao longo deste tempo, algo que ando a adiar por sentir que não estou preparada. Sinceramente, pela minha lógica, nunca estarei. Por isso é melhor começar a meter as ideias no papel para levar a arte do bordado ao máximo de pessoas possível.



Decidi escolher um girassol em aguarela bordado, vi fotografias de uma peça com este elemento e fiquei logo apaixonada, não resisti em encomendar uma prendinha de mim para mim.





Materiais: Bordado em aguarela feito pelo archivo.criativo

Espero que tenhas gostado deste post, partilha nas tuas redes sociais.


Um beijinho,


| Marisa Vieira ♡

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page